sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Hidratar: o segredo para uma make perfeita


Olá Gatíssimas!

Tudo bem com vocês?

E como foi a semana?

Bom, por aqui no sul o friozinho deu uma trégua nesta semana, mas literalmente nos castigou. Uma semana neve e na outra 37°C! Haja saúde para resistir... (Rio Grande do Sul e sua incrível habilidade de fazer as quatro estações em apenas um dia!). Mas, nos recuperando do frio... Sei que no frio todas nós só pensamos em encontrar o casaco mais próximo e muitas vezes deixamos de lado e até esquecemos de hidratar a pele não dando a devida atenção à ela.

Mas também sei que todas nós queremos um resultado perfeito na hora de maquiar, e não podemos esquecer que, o resultado da makeup depende do cuidado que temos com a nossa pele. Limpar, tonificar, hidratar é fundamental! São cuidados básicos que devemos inserir na nossa rotina diária.

Uma pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, sem contar que fica mais propensa ao aspecto “craquelê”, opacidade, aspereza, perda de elasticidade e com tendência à descamação. Pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações.

Durante o inverno, nossa pele fica mais exposta a agressões como vento e baixa umidade do ar, além da diminuição da transpiração que ocasionam a perda da hidratação natural da pele, o que propicia ainda mais o ressecamento. Água quente e banhos mais longos são comuns no inverno. Tomar um banho quentinho é uma delícia, mas ele faz com que a pele fique mais ressecada durante a estação mais fria do ano, pois retira com mais intensidade a oleosidade natural.

Logo, bonitas, a hidratação diária é vital até mesmo nos casos de pele oleosa é importante hidratar. Mas sempre utilizando o hidratante adequado ao seu tipo de pele e contando com a orientação do seu dermatologista de confiança, este profissional saberá te indicar os produtos adequados para atender as necessidade da sua pele.

  • Mas por que hidratar antes de fazer a maquiagem?
Uma pele desidratada compromete o resultado da sua make, pois fica notório o uso da maquiagem, devido aos pontos de ressecamento que se intensificam ainda mais.
O objetivo da maquiagem é: - “Nasci diva. Acordei assim, linda!”, ou seja, evidenciar a beleza natural do seu rosto e não que os outros pensem: - “Crendeuspai! Ela passou reboco e não satisfeita massa corrida”. E infelizmente, quando a hidratação é deixada de lado, este é o resultado, qualquer quantidade de maquiagem, por menor que seja fica gritante e não dá para disfarçar.
Mas quando a pele está hidratada, o resultado é justamente o oposto, até porque, não há necessidade de usar muito produto, pois a mesma apresenta um viço natural, o acabamento fica impecável tipo “cara de linda” sabe.


  • E como hidratar?


Acredito que, a hidratação começa de dentro para fora, é muito importante:
  • Beber bastante água; é o primeiro passo para manter uma pele equilibrada, viçosa e saudável. Mesmo no inverno a recomendação dos médicos é ingerir aproximadamente 2 (dois) litros por dia.
  • Manter hábitos saudáveis de alimentação; evitando alimentos gordurosos, ingerindo bastantes fibras, frutas e cereais integrais podem render uma cútis com um aspecto ainda mais saudável. Sem mencionar os efeitos positivos na balança...
  • Proteger a pele das agressões externas é essencial, em tempos de radiação ultravioleta em índices super elevados (literalmente estratosféricos), deve ser regra usar protetor solar diariamente mesmo em dias nublados, bonitas! Evitar expor-se ao sol excessivamente sem proteção solar. (Essa é minha regra de ouro. Meninas, falo por experiência própria, o protetor solar pode sim trazer benefícios excepcionais a saúde da nossa pele).
  • Nas áreas de menor oleosidade, evitar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não intensificar ainda mais perda da oleosidade natural. Estes fatores prejudicam a pele porque também retiram o manto hidrolipídico, espécie de hidratante natural produzido pelo organismo.
  • Evitar produtos que contenham álcool em suas fórmulas, pois contribuem ainda mais para o ressecamento da pele.
  • Usar hidratante logo após o banho principalmente nos pontos que apresentam sinais mais intensos de ressecamento, para potencializar a ação do produto. Sem economizar na quantidade.
Estes são cuidados básicos que devemos inserir em nosso ritual de beleza diário.

  • Cuidados antes da maquiagem:

O 1° passo é Limpar. Antes da make é muito importante higienizar adequadamente o rosto. Uma pele limpa absorve com mais facilidade os produtos de maquiagem, necessitando até mesmo uma quantidade menor para resultados impecáveis.

Vale ressaltar neste item que cada tipo de pele requer um cuidado específico. Reforço a dica de conversar com seu dermatologista para descobrir qual o produto ideal às necessidades da sua pele. Ok!

A 2° etapa é Tonificar. O complemento da limpeza é a tonificação, que remove as células mortas, vestígios de maquiagem. A tonificação devolve o pH natural proporcionado o equilíbrio, refrescância e suavidade a pele, além de prepará-la para receber a hidratação. (E o que é pH? Rapidinho: é o ponto que estabelece o nível de acidez ou basicidade do meio pela quantidade de H+ adicionado... ou seja se ele está ácido ou básico... o que é ácido e base?? ...Química! Corre lá pesquisar no tio Google! Hahaha).

O 3° passo é Hidratar. Pele limpa, agora é hora de hidratar. A hidratação é a responsável por repor a umidade da pele, eliminando tensões e até mesmo suavizando rugas e mantendo a elasticidade. Todos os tipos de pele necessitam de hidratação.

Agora sim, depois que você já se atentou para todos os processos mencionados acima está pronta para arrasar na maquiagem... Se você não usa make, pronto... É só caprichar no uso do Protetor Solar. =D

Então bonitas: bora ficar ainda mais linda nesta sexta-feira?! Não se esqueça do seu melhor assessório, e este sim combina com tudo, além de nunca sair de moda: o seu sorriso!



Espero que tenham gostado! Arrasem no look do findi Gatíssimas!

E não deixem de me contar quais os cuidados e truques que vocês costumam manter antes de fazer aquela make cara de diva... Quero saber tudo! Por hoje isto é tudo pessoal... Até o próximo post e tenham um excelente Findi! ;)

Bisous Bisous!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário